quinta-feira, 2 de maio de 2013


GESTÃO DE PROJETOS


1. INTRODUÇÃO.
           
A gestão de projetos tem fundamental importância diante do progresso escolar, pois tem como objetivo ordenar as projeções didáticas e metodológicas no andamento escolar. A partir do direcionamento do professor em seu projeto inicial o êxito só é alcançado na medida em que  todas as instâncias estiverem envolvidas, sendo estas: pais, professores, direção, coordenação, comunidade, alunos e funcionários.
O grupo escolar precisa estar seguindo no mesmo direcionamento, compartilhando atribuições, trocando experiências, planejando e intermediando atividades e construções, assim como também, precisa estar voltado e comprometido com uma educação de qualidade, reivindicando seus direitos e explorando suas possibilidades.
            Desta maneira, só é possível alcançar tamanha unidade e comprometimento elaborando projetos pedagógicos viáveis e dentro contexto real da escola em questão, tendo um espaço para debates e ideias de todos os envolvidos e permitindo troca de sugestões e experiências a fim de valorizar o conhecimento dos que integram a o meio escolar.
            A partir disso, este projeto visa contribuir para o desenvolvimento de um estreitamento entre a relação da comunidade e a escola.
           

           


2. TEMA DA PROPOSTA
            A Mídia e Sua Função de Denúncia: Uma reflexão sobre qualidade de vida
           
3. OBJETIVOS
           
Ø  Esclarecer aos educandos a importância das informações contidas nos produtos midiáticos e leva-los a observar a mídia observada por eles no seu cotidiano refletindo sempre sobre as mensagens por ela  elaboradas;
Ø  Valorizar a compreensão e interpretação textuais;
Ø  Desenvolver os conhecimentos dos alunos sobre a Internet e seu uso funcional;
Ø  Ao final do trabalho, tornarem-se capazes de converter um arquivo elaborado no Word para PDF e enviá-lo por e-mail;
 .

4. JUSTIFICATIVA

            Todos os dias somos, independentemente da idade, classe social ou crença, bombardeados por inúmeros produtos midiáticos, estes possuem como objetivo conduzir-nos pelos caminhos mais significativos para aqueles que estão por trás de tudo o que nos é informado. Desde o manequim que devemos vestir ao tempero que devemos usar em nossa comida, e a até mesmo se precisamos estudar ou trabalhar.
            O que percebemos muitas vezes é que o ter se tornou a muito tempo mais importante do que o ser, e assim o individualismo e o esquecimento das condutas humanas mais básicas, que distinguem o homem do animal, como por exemplo o ajudar ao outro, tendem a crescer desastrosamente.
            Desta forma, é necessário que os educandos aprendam a ler e compreender os mais variados significados que podem estar contidos dentro de um produto mediático. Após isso, também é importante que saibam o que fazer com sua reflexão sobre o objeto de estudo, que possam usar sua reflexão e conhecimentos tecnológicos para expressá-la e torna-la conhecida.

 5. PÚBLICO A SER ENVOLVIDO

            1º ano do Ensino Médio
           
6. MÍDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS

            DVD, televisão, computador e internet.



7. PROPOSTA PRELIMINAR DAS ETAPAS/AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS

            Primeiramente será realizado um estudo da realidade dos educandos a partir de uma conversa em sala de aula sobre o tempo que as pessoas geralmente usam para assistir tv, ou vendo filmes ou até mesmo videoclipes musicais e de uma lista que os próprios alunos farão da rotina diária da família enquanto expectadores ou telespectadores.
            A partir da lista discutiremos se esse tempo pode prejudicar de alguma maneira as relações familiares, o estudo e até mesmo a vida social. Levantar-se-á também o questionamento sobre no que os educando concordam ou não com o que assistem, isto é, em relação a opiniões emitidas nos programas, filmes ou até mesmo telejornais.
            Após essas reflexões assistir-se-á com os educandos ao filme Jogos Vorazes, depois debateremos como a sociedade no filme está formada e qual é sua relação com a televisão, levando-se em conta é claro, o fato de a sociedade estar dividida em distritos (classes sociais) o que acaba por mudar a relação com a referida mídia de uma localidade para outra. Também se analisará o perfil escolhido para representar cada significante no filme como heróis, vilãos e até mesmo personagens comuns.
            Para finalizar o debate propor-se-á uma definição para o papel de entretenimento para aquela sociedade, qual sua função e objetivo, ressaltando que esta obra faz referência a menção política panem et circenses (pão e circo).
            Terminado este trabalho de compreensão será requisitada aos educandos a redação de uma resenha em trio sobre o filme Jogos Vorazes. No primeiro momento os alunos redigirão o texto em sala de aula, assim que a produção estiver finalizada a turma irá ao laboratório de informática onde receberão um modelo de resenha, instruções sobre a digitação da resenha e em relação as normas da ABNT que deverão utilizar.
            Assim que todos os trabalhos estiverem devidamente digitados e dentro dos padrões informados será mostrado aos educando como converter o arquivo digitado em formato PDF e em seguida será proposto que enviem a resenha para o e-mail da professora a fim de que os trabalhos possam ser analisados.

8. MÉTODO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO

            As atividades dos educandos serão observadas durante todas as etapas da tarefa proposta, cada momento do processo de aprendizagem seja teórica e prática será levada em consideração para a criação do feedback da atividade. Pois segundo HOFFMAN:

“A avaliação mediadora é aquela que leva o professor a analisar teoricamente as várias manifestações dos alunos em situação de aprendizagem (verbais, escritas ou outras produções), para acompanhar as hipóteses que vem formulando a respeito de determinados assuntos, em diferentes áreas do conhecimento de forma a exercer a ação educativa que lhes favoreça a descoberta das melhores soluções ou confirmações de hipóteses preliminarmente formuladas. Esse acompanhamento visa acesso gradativo do aluno a um saber competente na escola e, portanto, a outras séries e graus do ensino. (HOFFMANN, 1994, p. 112)”


            Ressaltando que, a avaliação não é um instrumento punitivo nem tampouco seletivo, mas sim uma ferramenta que visa diagnosticar fatores que ainda precisam ser trabalhados e outros que já estão no estágio de aprimoramento de cada educando. O fator de o trabalho final ser feito em trio faz com que a observação do momento de produção seja de extrema relevância para que a posterior avaliação e o feedback individual seja justo e proporcional.
            Além de tudo isso é necessário avaliar também o sucesso ou não da atividade, o que pode ser melhor elaborado, a atitude dos educandos diante do uso das mídias utilizadas e o amadurecimento dos mesmos em relação ao seu próprio contexto de vida.

9. CRONOGRAMA

Dia
Períodos
Atividade
13/11/2012
3
Estudo da realidade
16/11/2012
2
Filme Jogos Vorazes
20/11/2012
3
Reflexão sobre o filme
22/11/2012
2
Início da elaboração da resenha
23/11/2012
2
Término e envio das resenhas


10. REFERÊNCIAS

HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 4a ed. Porto Alegre, 1994.

2 comentários:

  1. Aline...
    Muito bom o seu blog. Continue trabalhando e melhorando. Bom trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog Aline! Certamente usarei como exemplo em minhas aulas.

    ResponderExcluir